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10 Ideias Inovadores de Marketing Digital para empresas

No mundo atual, o marketing se tornou uma parte essencial das estratégicas de negócio. Com a crescente concorrência e o avanço

No mundo altamente conectado de hoje, as empresas que buscam o sucesso não podem ignorar o poder do Marketing Digital!

Afinal, a Internet e os canais digitais já fazem parte das nossas vidas, e as estratégias de Marketing Digital se tornaram indispensáveis para impulsionar o crescimento.

Isso porque, ao investir em Marketing Digital, você é capaz de:

  • Expandir seu alcance globalmente;
  • Segmentar seu público-alvo com precisão;
  • Interagir de forma direta e personalizada com esse público;
  • Mensurar resultados;
  • Se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, além de outros benefícios que te mostrarei aqui.

Então me acompanhe para descobrir as 10 estratégias de Marketing Digital que você deve investir para ontem!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

As maiores vantagens das estratégias de Marketing Digital

Você já viu que conhecer o público-alvo não é o único benefício garantido por uma empresa bem-sucedida online, mas as vantagens ainda vão além!

As estratégias de Marketing Digital, que são bastante variadas, costumam trazer ótimos resultados — só que, na minha opinião, o resultado mais importante que o Marketing Digital gera é o crescimento das empresas como um todo.

E, quando falo em “crescimento”, duas coisas têm que acontecer:

  • Vendas — seja adquirindo novos clientes ou vendendo mais vezes para quem já é cliente;
  • Lucratividade — vender dentro de um custo sustentável.

Ou seja: o Marketing Digital é um meio para vender mais e, inclusive, vender continuamente para os mesmos clientes (então, por consequência, também pode ajudar na retenção de clientes) a um custo que a sua empresa consiga ter lucro de fato — e não apenas aumento de receita!

Além disso, você também precisa entender que, no Marketing Digital, o cenário da sua empresa interfere no que significa resultado.

Por exemplo: para uma empresa que ainda é totalmente offline, o simples fato de começar a estruturar os canais transforma essa empresa digitalmente — ocorre o que a gente chama de “transformação digital” — e isso, por si só, já é um resultado!

Agora, para uma empresa que já possui um site e um perfil nas redes sociais, por exemplo, o fato de começar a produzir conteúdo constrói a presença online dessa empresa — nos buscadores, como o Google, e nas redes sociais, como o Instagram.

E essa presença também acaba proporcionando:

  • Aproximação com o mercado;
  • Encontrabilidade;
  • Relacionamento…

Resumindo: uma série de resultados qualitativos que fazem a empresa evoluir!

Já do ponto de vista de resultados quantitativos, uma das primeiras coisas que as empresas têm que se dar conta é que, a partir do momento que elas estão fazendo Marketing Digital, elas estão adquirindo dados — e essa aquisição de dados tem um valor incrível!

Então, por exemplo, qualquer empresa que começa a publicar conteúdo se torna capaz de entender:

  • Se o seu público é formado por mais homens ou mais mulheres;
  • Qual é a média de idade dessas pessoas;
  • O que engaja e o que não engaja elas, etc.

E esse aprendizado orientado por dados também é um resultado, que deve ser valorizado pelas empresas para que elas evoluem continuamente as ações de Marketing Digital — em vez só ficarem contando com a sorte!

Com um outro detalhe: esses são apenas alguns dos primeiros resultados que se pode esperar de empresas iniciantes. Ainda há muitas outras vantagens conforme se avança nas estratégias!

Mas fazer isso é uma tarefa fácil, afinal de contas, é só começar. Certo?

Errado! O Marketing Digital conta com várias “vertentes”, cada uma demandando conhecimentos específicos, além de exigir um entendimento de como as ações se integram entre si e ao funil de marketing.

Para facilitar a sua vida, preparei a lista a seguir com as melhores estratégias de Marketing Digital que você deve considerar investir o quanto antes:

10 melhores estratégias de Marketing Digital para a sua empresa investir

1. Inbound Marketing

Através do Inbound Marketing, conseguimos:

  • Atrair a atenção de potenciais clientes, principalmente com conteúdo;
  • Conquistar a permissão para iniciar um relacionamento direto com eles (gerar e nutrir leads);
  • Colocar esses leads no que chamamos de “máquina de vendas” — onde a evolução ocorre naturalmente, transformando leads em clientes, e clientes em fãs!
Guilherme de Bortoli, CEO da Orgânica

“O Inbound Marketing é um jeito de atrair clientes sem ser uma empresa chata — daquele tipo que liga para as pessoas de forma inesperada e invasiva, que só fala de preço de produto, que fica conversando com quem não quer conversar com ela.

Pelo contrário: no Inbound Marketing, a empresa ajuda potenciais clientes através de conteúdo e, a partir disso, inicia um relacionamento com eles — sendo ainda mais relevante, agregando ainda mais valor para que, então, eles próprios deem o primeiro passo para comprar da empresa.”

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

Nesses anos todos atuando com Marketing Digital (já são mais de 20!), vi que muitas empresas decidem não contratar um time inteiro de marketing, seja porque:

  • Ainda são pequenas demais;
  • Têm limitações financeiras;
  • Simplesmente não querem terceirizar suas atividades.

Assim, elas acabam agindo de forma desestruturada, utilizando diversas ferramentas digitais e gerando uma grande confusão sem resultados!

Enquanto isso, outras empresas desejam focar na sua zona de atuação e terceirizam tudo que está fora dela.

Essas, por delegarem 100% seu marketing, costumam se ausentar completamente do processo — e, por mais profissionais que sejam seus fornecedores, eles não possuem meios para, de longe, conhecer o bastante sobre a empresa, seu público-alvo e suas soluções.

Nessa bagunça toda, algumas empresas até desistem, achando que “esse negócio de Internet não funciona”… e a concorrência agradece!

O que eu quero te dizer com tudo isso? É que, em muitos casos, é justamente a falta de estratégia que faz com que o Marketing Digital não gere resultados.

Por outro lado, existe essa metodologia que mais ganhou destaque nos últimos anos por colocar todas as ferramentas e os canais digitais para funcionar em sincronia, permitindo que as empresas atinjam e fidelizem mais clientes de maneira estruturada!

Através do Inbound Marketing e das ferramentas de automação de marketing que estão por trás dele, é possível fazer a personalização das mensagens de acordo com o perfil e os interesses de cada consumidor. Assim, as empresas se tornam mais e mais relevantes para eles, fazendo com que desejem se tornar clientes delas.

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

2. Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a metodologia que prevê a criação e o compartilhamento de conteúdo altamente relevante para o público-alvo do seu negócio.

Inclusive, já que nem todo mundo costuma consumir o mesmo tipo de material, os conteúdos podem ser feitos em diversos formatos:

  • Você pode criar um blog para a publicação de artigos;
  • Ou publicar e-books, planilhas, infográficos, entre outros “materiais ricos”;
  • Compartilhar dicas nas redes sociais;
  • Fazer vídeos ensinando algo que tenha relação com o produto ou serviço que você oferece.

Com isso, você constrói relacionamentos de confiança e sua marca ganha credibilidade perante o mercado, tornando-se uma referência!

O mais importante aqui é conseguir transmitir valor e, se possível, gerar leads para manter a comunicação posteriormente.

Por meio do conteúdo produzido no Inbound Marketing, por exemplo, você consegue construir uma base de leads para nutrir por e-mai depois — e, na hora em que esses leads quiserem comprar, há uma chance muito maior de fazerem isso com a sua empresa!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

3. Redes Sociais

As redes sociais são um dos melhores canais de relacionamento e vendas que existem para qualquer empresa!

Pense na sua atitude como usuário: alguma vez você acessou uma rede social pensando em comprar algo? Eu aposto que sim!

A boa notícia é que a sua empresa não precisa estar necessariamente em todas as redes sociais, então avalie quais são as mais utilizadas pelo seu público e a quantas você conseguirá se dedicar — afinal, o planejamento, o desenvolvimento e o gerenciamento dos conteúdos e das interações costuma levar um tempo considerável, mas o resultado, sem dúvida, será positivo!

Dica: Como atrair clientes com conteúdo digital? Descubra agora!

4. SEO (Search Engine Optimization)

Para que as páginas do seu site fiquem bem posicionadas no Google, um dos caminhos é o SEO — sigla para Otimização para Mecanismos de Busca.

Estar entre os primeiros resultados de pesquisa é essencial, pois é uma das principais portas de entrada de clientes — especialmente aqueles à procura de produtos ou serviços na Internet!

E o SEO tem três pilares como base:

  1. Conteúdo: análise e utilização de palavras-chave (com boa quantidade de buscas) nos textos e imagens do site institucional ou blog;
  2. Tecnologia: a qualidade da parte técnica do site e sua velocidade de carregamento — o que influencia na experiência do usuário
  3. Relevância: a autoridade do site na Internet, geralmente conquistada por meio de links externos e menções à empresa.

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De 0 a 90 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Porém, uma desvantagem do SEO que não devo deixar de te falar é que ele pode demorar um pouco para dar resultados, especialmente para sites mais novos, porque depende muito dos algoritmos dos buscadores e da concorrência do nicho.

Enquanto o retorno não vem organicamente, muitas vezes, o investimento em uma estratégia de mídia paga é a solução:

5. Mídia Paga (Anúncios)

Assim como na publicidade offline convencional, você também pode pagar para que seus anúncios sejam exibidos na Internet! É possível:

  • Criar anúncios bem segmentados que só aparecerão para o seu público-alvo;
  • Impulsionar um conteúdo que foi publicado organicamente no seu site ou nas redes sociais;
  • E até contratar outros criadores de conteúdo para anunciar a sua marca, produto ou serviço!

Não é à toa que as maiores plataformas de veiculação dos anúncios online (também chamados de “Ads”) são as gigantes das buscas e das redes sociais:

  • Google Ads;
  • Meta Ads (antigo Facebook Ads, que hoje também é responsável por veicular anúncios no Instagram);
  • LinkedIn Ads;
  • Twitter Ads, entre outras plataformas de mídia programática.

Os anúncios online são uma boa estratégia de Marketing Digital para empresas que desejam resultados rápidos e mensuração completa das campanhas comerciais.

Também é o jeito mais imediato de inserir um site no topo dos resultados de buscas do Google! Sai um pouco mais caro do que alcançar as primeiras posições de forma 100% orgânica, mas acelera meses (se não anos) de posicionamento da sua empresa.

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

6. Remarketing

Sabe quando você coloca um item no seu carrinho de compras, não finaliza a compra, e horas depois recebe um e-mail com a sugestão de fechar o pedido?

Isso é remarketing: a estratégia de mostrar um conteúdo que desperte a ação de alguém que já interagiu com a empresa antes!

Porque, mesmo quando um negócio vende bem pela Internet, a taxa de conversão dificilmente passa dos 3%! E, quando o remarketing é aplicado para levar ofertas para pessoas familiarizadas com a marca, as conversões podem aumentar significativamente.

Isso acontece porque os consumidores tendem a confiar nas marcas com as quais já se relacionaram no passado — mesmo que brevemente.

Somado ao uso dos anúncios online, que permitem uma segmentação cirúrgica para veicular ofertas apenas para aqueles que já interagiram com seu negócio, a marca continua relevante na cabeça desses consumidores.

E é pelo potencial de manter o ciclo de compra ativo (ou despertar um ciclo dormente) que o remarketing virou uma das estratégias de Marketing Digital mais eficazes para multiplicar conversões!

Dica: Saiba como usar o Funil de Inbound Marketing no seu negócio!

7. E-mail Marketing

Quando dei o exemplo acima, de uma loja virtual mandando um e-mail para lembrar a você de que o carrinho de compras estava esperando o seu retorno, estava falando do remarketing aplicado ao E-mail Marketing.

E-mail Marketing é a estratégia de usar um espaço mais pessoal (a caixa de entrada) para trazer ofertas ou conteúdos realmente valiosos.

Só que as campanhas de E-mail Marketing fazem muito mais do que enviar mensagens lembrando que há um carrinho de compras em espera! Os fluxos de e-mails podem incluir todo tipo de informação:

  • Descontos automáticos, baseados nos comportamentos de navegação dos visitantes do seu site;
  • Mensagens periódicas (diárias, mensais, etc.) educando os leads sobre seu produto ou serviço;
  • Convites exclusivos para eventos, que aproximam os leads da marca;
  • E a lista só cresce!

Mas é preciso tomar cuidado: se a sua empresa mandar muitas ofertas sem um pingo de personalidade (ou o mínimo de humanidade), os e-mails serão marcadas como spam!

Ao enviar um fluxo de E-mail Marketingcada mensagem precisa ser útil para o lead. Caso contrário, campanhas com essa estratégia podem sair pela culatra…

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

8. Marketing de Influência

Marketing de Influência é a estratégia de promover um produto ou serviço através de uma pessoa ou marca que pode exercer influência sobre as pessoas dentro do seu público ideal.

Afinal, quando se trata de comprar pela Internet, as pessoas buscam algum tipo de segurança de que a sua empresa cumpre o que promete!

O jeito mais simples (e parte fundamental da biologia humana) é saber a opinião dos outros compradores sobre o que está sendo adquirido. Você vê o Marketing de Influência em:

  • Portais de reviews escritos pela comunidade;
  • Seções de opiniões dos produtos nas lojas virtuais;
  • Influenciadores digitais, que se tornam os porta-vozes modernos sobre a eficácia (e a justificativa do preço) de cada marca.

Ao contrário do pessimismo generalizado, as pessoas confiam umas nas outras — e influenciam as vendas por conta disso!

Dica: Gatilhos mentais no Marketing Digital: como usá-los?

9. Inteligência Artificial

Usar IA (Inteligência Artificial) deixou de ser uma estratégia experimental no Marketing Digital e se firmou como uma necessidade já que, através dela, é possível:

  • Automatizar processos de forma extremamente eficaz;
  • Usar chatbots (robôs que respondem mensagens) para vender e atender clientes;
  • Analisar dados em altíssima velocidade e exibi-los com uma precisão limitada até poucos anos atrás.

Até a criação de conteúdos criativos foi facilitada, já que as ferramentas de geração de textos humanizados conseguem roteirizar conteúdos para as redes sociais, por exemplo, e geradores de imagens criam ilustrações originais a partir de descrições sobre o que elas devem conter.

Tudo que envolve Inteligência Artificial é um curioso — e efetivo — mundo novo!

10. Eventos Online

Você já deve ter sido convidado para participar de eventos online diversas vezes em anúncios nos vídeos do YouTube!

Lançamentos, webinars e workshops são só alguns jeitos de reunir pessoas com gostos compatíveis ao tipo de produto ou serviço que você vende pela Internet.

Além de reuni-las em um único espaço virtual, outros benefícios envolvem:

  • Firmação de uma familiaridade duradoura com a marca (pois foi no evento dela que tal cliente fez amigos com gostos similares, por exemplo);
  • Expansão de autoridade (porque foi no evento que os clientes aprenderam algo novo);
  • E alto fluxo de tráfego que pode (e deve) ser redirecionado para atender os objetivos do negócio!
O Manual definitivo do Inbound Marketing

E aí, decidiu em qual estratégia você vai investir?

Boas campanhas de Marketing Digital envolvem mais do que exclusivamente uma dessas estratégias incríveis que apresentei para você:

Marketing de Conteúdo, otimização para aparecer no topo do Google, anúncios pagos e até Inteligência Artificial não funcionam no vácuo — essas são estratégias que se apoiam umas sobre as outras!

Só que conhecer cada uma delas é tão importante quanto entender quais são as verdadeiras necessidades do seu negócio! Afinal, você precisa saber qual canal dará o maior retorno pelo seu investimento.

Ficou com dúvidas? Troca uma ideia com a gente aqui da Orgânica: nós podemos ajudar você a tomar a decisão certa!

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